sexta-feira, 25 de maio de 2012

QUILOMBO SÃO JOSÉ


Quilombo São José






Conhecida por sua festa de comemoração ao 13 de maio, todo ano, esta comunidade celebra com uma missa afro ao ar livre, feijoada, capoeira e a roda de jongo a noite inteira.
O Quilombo São José é o mais antigo do estado do Rio de Janeiro. Nele, vivem mais ou menos 200 pessoas, em casas ainda de pau a pique.




Esta comunidade vive de agricultura de subsistência, e mantém o Jongo como forma de disseminação de sua cultura afro. 
O Jongo é uma manifestação cultural de africanos essencialmente rural diretamente associada a cultura africana, que influenciou na formação do samba carioca. Muitos jongueiros dizem que o jongo é considerado o avô do samba. 



Eles possuem um núcleo religioso e cultural forte, sendo procurados por outros quilombolas, principalmente nos encontros de jongueiros que acontecem ao longo do ano.

Assim como o Terço de São Gonçalo que também faz parte do cotidiano dos moradores desde a chegada dos seus antepassados. 




Por que visitar o São José?
Porque você vai sentir como se estivesse no passado. A troca com a comunidade é muito boa, pois eles são bons anfitriões, sempre prontos para uma boa prosa, para cantar ou dançar e para oferecer uma bela comida.





A visita ao São José é uma lavagem na alma. Saímos de lá valorizando as pequenas coisas da vida.





 Como chegar: 
Saindo do Rio de Janeiro de carro, seguir pela estrada Rio- SP, entrar na saída para Piraí- Barra do Piraí em direção a Valença. Após o trevo, seguir em direção a cidade de Conservatória (entrar a esquerda para Conservatória e não a direita para Valença). Atravessar a cidade de Conservatória e subir a Serra da Beleza (estrada de barro).
Após a quarta ponte, no 18 Km da estrada de barro, virar a esquerda na entrada da Fazenda São José (seguir mais 6 km) por essa estrada de barro secundária atravessando 3 porteiras e você logo verá a entrada para o Quilombo da Fazenda São José da Serra.

Fonte: Fotos Fernando Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário