terça-feira, 22 de maio de 2012

O que é Turismo de Base Comunitária?


O Turismo de Base Comunitária, é o turismo em que a população residente, convida o turista a visitar sua comunidade, conhecer sua cultura, sua história e tradições e em algumas delas, você poderá passar a noite e conhecer um pouco mais de perto o dia a dia daquela população local.    
Portanto, quando falamos em turismo de base comunitária, nos referimos a comunidade e sua participação no processo de tomada de decisão da atividade turística. 



Comunidade vem da palavra comum e significa que a terra e os recursos existentes nos lugares podiam ser usufruídos por todos, de acordo com as necessidades de cada um.
No conviver comunitário primitivo, tudo era comum a todos, não existia propriedade privada e todos assumiam responsabilidades para suprir as necessidades.
Viver em comunidade implica para os indivíduos, algum tipo de responsabilidade coletiva e habilidades para decidirem o que poderá favorecer a melhoria dos residentes como um todo.



Os benefícios são grandes, pois a participação intensifica a auto estima da comunidade local, incentivando seu engajamento no processo de desenvolvimento, favorecendo a geração de empregos locais diretos e indiretos.





Através do turismo de base comunitária, o turista entra em contato com o modo de vida tradicionais e com a natureza, aprendendo a celebrar e a respeitar as culturas tradicionais.
A comunidade tem como diferencial turístico, sua cultura, que é representada pela sua culinária, manifestações, artesanato,etc.


O Turismo de base comunitária surge a partir de preocupação com as gerações futuras e com o rumo que o turismo não planejado estava impactando o meio ambiente e excluindo a comunidade local.
Portanto ele também é considerado turismo sustentável, pois são formas desenvolvidas que satisfazem hoje as necessidades do turista e da comunidade local, sem comprometer com a capacidade das gerações futuras e preservando o meio ambiente.


Diversos locais no Brasil, já desenvolvem o turismo de base comunitária.
Mostrarei para vocês nas próximas postagens do conectando territórios. Continuem conectados!!
Carpe Diem. 

Um comentário: