domingo, 9 de junho de 2013

Museu de Favela- MUF

O Conectando Territórios foi visitar o MUF, Museu de Favelas localizado nas comunidades do Cantagalo, Pavão e Pavãozinho.
Essas comunidades estão situadas em bairros nobres da cidade do Rio de Janeiro como Copacabana e Ipanema e foram excluídas e segregadas durante muitos anos.
Atualmente suas casas tela são atrações turísticas que mostram a história de seus moradores e a própria história do morro através da arte.
A visita é feita por duas moradoras locais Rita Pinto Diretora Social do museu e Valquíria que contam a história da comunidade através do tour, passando pelas casas e conversando com moradores.


                                                                         

Esse museu a céu aberto é comprometido com o território com suas práticas culturais e com o desenvolvimento sustentável do complexo Pavão - Pavãozinho e Cantagalo.



O MUF é um forte motivador de todos os grupos sociais que desejam exercer sua vontade de memória, fortalecer suas identidades além de valorizar o direito de cada um poder contar a sua história.
Esse painel é retratada a memória da fila da bica de água, que era um ponto de encontro de moradores, pois só existia uma bica. Nesse local as pessoas levavam seus instrumentos musicais para poder interagir com o povo, mostrando seu samba.


A vista lá de cima é linda!!!


As casas tela foram pintadas por diversos grafiteiros.


Essa tela também retrata o tempo em que as pessoas tinham que carregar água em latas e baldes para casa.


Essa outra tela retrata o tempo que não existia luz.
Não deixem de conhecer esse lindo museu a céu aberto, em que a história viva permanece na comunidade.







Um comentário:

  1. Que interessante! Trabalhei no Ciep ali no Cantagalo durante 6 meses e sempre tive vontade de percorrer mais a comunidade! Excelentes fotos e história. Quero conhecer o MUF. Como eu faço?

    ResponderExcluir