A Serra do Cipó está localizada a 90 Km de Belo Horizonte, depois da cidade de Lagoa Santa na região sul da Serra do Espinhaço.
É uma região que possui uma beleza de tirar o folego!
Possui uma história geológica bastante complexa que data do período pré cambriano com rochas arenosas que foram formadas por milhares de anos. As encostas nais íngremes estão orientadas para norte noroeste, indo de 800 a 1700 metros de altitude.
É nela que encontramos o Parque Nacional Serra do Cipó que é o único no país que possui grutas em quartzito.
Sua vegetação é de cerrado com lindas flores.
andando para a Farofa
caminhando em direção a Farofa de cima
cachoeira do Gavião
A partir da segunda entrada do Parque, segue-se 8 km em direção a cachoeira do Gavião. Trilha leve passando pelas casas de moradores e por alguns riachos. Tem una duração media de 2 horas para ir e voltar. Leve chapéus para se proteger do sol e bastante água. A recompensa você verá com seus próprios olhos. Não deixe de conhecer essa cachoeira que possui uma piscina natural deliciosa!
cachoeira das Andorinhas
A partir da segunda entrada do Parque, ande nais ou nenos 7 km Esta cachoeira fica um pouco antes da cachoeira do Gavião, mas possui uma bifurcação antes que leva a um caminho de pedras. Continue subindo as pedras e você chegará a cachoeira das Andorinhas.
Cachoeira das Andorinhas
Tucano no caminho do Parque
cachoeira do Tabuleiro
caminho para o Tabuleiro
continuando...
Em direção a queda do Tabuleiro
Em direção a queda do Tabuleiro
Paredão visto do Tabuleiro
Lagoa da Sucupira
Pinturas rupestres
Pinturas rupestres
Canion do Travessão
Sempre Viva
Canion do Travessão
A Serra do Cipó também possui vida noturna. E como todo mineiro que se preze gosta de uma cachacinha, a cachaçaria Todos os Santos tem um acervo para todos os gostos. No seu cardápio não deixe de provar o bolinho de torresmo com molho de rapadura.
Cachaçaria Todos os Santos
Bolinho de torresmo com molho de rapadura
Olhar de Turismóloga:
O Turismo na Serra do Cipó não está alinhado com o seu principal atrativo que é o Parque Nacional da Serra do Cipó. Durante os 20 dias que estive lá percebi que a maioria dos turistas não frequentam o Parque e sim as cachoeiras que ficam na beira da estrada como a Cachoeira Grande ou a Véu da Noiva que não exigem andar ou fazer alguma trilha. Cono a maioria das trilhas tem em média 8 km acredito que esse seja o motivo.
Mesmo as pessoas que gostam de se exercitar ao invés de andarem no parque preferem fazer cooper na beira da estrada.
O centro de atendimento ao turista durante o período que estava lá, cheguei antes do natal, só abriu um dia e não funcionou mais, principalmente no período de maior fluxo de turistas na cidade.
Uma nova agencia de turismo foi aberta no final do ano e esta poderá ser uma grande aliada na procura por passeios dentro do parque, pois esta oferece serviços com guias, passeios a cavalo e com transporte, auxiliando as pessoas que não gostam de andar muito.
Fotos: Apoena Ranos e Thaís Rosa
Vc sabia que o Josquin tocou aí em Tabuleiro? Saudades amigo! Tenho novidades!
ResponderExcluir